biografia

João Henrique (Mucunücü)

Autor(es): Jaime Marcos Batalha , Ermelinda Pimenta Marcos , Apelino Nilo Imilio , José Nilton da Silva , Nequinho Firmino Doroteio
Biografado: João Henrique (Mucunücü)
Nascimento: 1944
Morte: 2018
Povo indígena: Tikuna
Estado: Amazonas
Categorias:Estado, Amazonas, Biografia, Etnias, Tikuna
Tags:, ,

João Henrique nasceu no dia 10 de maio de 1944, na aldeia Paranapara II, pertencente ao município de São Paulo de Olivença (AM). É da etnia indígena Tikuna, é parteiro e filho do senhor Nilo Henrique e de Luciana Maria, ambos também são Tikuna. O seu nome na língua Tikuna é Mucunücü, que significa um trançado de cordas. Pertence ao clã de Avai.

No ano de 1994 fez o primeiro curso de parteiro através da capacitação de parteiro da zona rural. O curso tinha duração de um mês e foi oferecido pelo CGTT (Conselho Geral das Tribos Tikuna). Em 1996, foi eleito cacique da comunidade Paranapara II, quando liderou as lutas com o seu povo.

Ele lutou pela melhoria da educação da comunidade Paranapara II. Foi o primeiro a implementar uma escola na comunidade. Na época, era uma escola de madeira. Ele também lutou para que parte da comunidade conseguisse tirar seus documentos, como identidade e título de eleitor. Lutou pela luz comunitária implementada através da prefeitura de São Paulo de Olivença (AM) em 1998. Em 1999, organizou o movimento com o seu povo para mudar a comunidade para Terra Firme no Rio Camatiã devido às enchentes do Rio Solimões que atingia a antiga área da comunidade. Hoje a comunidade Paranapara II foi extinta e formou nova comunidade na Terra Firme. A comunidade hoje chama-se Decuâpü, que significa montanha Pantera Negra.

Com as urnas eletrônicas, foi ele quem solicitou que fosse colocada uma urna na comunidade para que as pessoas não precisassem sair da para votar. Em 2001 foi a primeira eleição com urna eletrônica na comunidade. Com ele, nós povo da comunidade indígena Decuapü aprendemos várias coisas. Ele deixou para humanidade muitas contribuições e lutou pelo direito de todos, especialmente no setor educacional.

Em 2018 adoeceu de barriga estendida. Ele foi levado pelo agente de saúde da comunidade e ficou no hospital por três dias, quando veio a falecer. Faleceu em 6 de junho de 2018, às 9h da manhã, no hospital de São Paulo de Olivença. Depois da morte de João Henrique, em 2019, Carmelindo Marcelino Belitão foi eleito como novo cacique para comunidade.

baixar
biografia