biografia
Francisco Milhomem
Autor(es): Conrado Mantohe Krikati , Diolina Jo Hu Krikati , Edvaldo Cohhi Krikati , Deusina Cymtep Krikati , Sérgio E’croc Krikati
Biografado: Francisco Milhomem
Nascimento: 15/06/1919
Povo indígena: Krikati
Categorias:Biografia, Etnias, Krĩkati
Tags:Krĩkati, Masculino
“Historia de um cacique guerreiro” [1]
Conrado Mantohe Krikati
Diolina Jo Hu Krikati
Edvaldo Cohhi Krikati
Deusina Cymtep Krikati
Sérgio E’croc Krikati[2]
Francisco Milhomem, o nome dele na língua Krikati (Cryc; Johmprycry Hoocrow) nascido no dia 15/06/1919 filho do senhor: Mariano Milhomem e Dona Alexandrina Cohpac.
Francisco foi um cacique, mais não foi cotado pelo índio, ele foi colocado como cacique por um delegado de polícia, a partir dai ele começou a ser porta voz do seu povo e ai ele começou a juntar os índios para fazer essa aldeia que é hoje a aldeia São José Krikati. Mas para isso acontecer ele teve muito trabalho, porque eles moravam em roças. Com muito esforço e persistência, ele conseguiu ajuntar com ajuda do padre Frei Aristide conseguiram juntar todo mundo num só lugar para formar uma aldeia só lugar para formar uma aldeia só, que é hoje Krikati que significa: Aldeia grande.
Mas não foi só juntar todo mundo, o Francisco Cacique da aldeia São José, continuou seu trabalho trazendo a escola para dentro da aldeia, pois conseguiu e trouxe para seu povo, depois da escola, lutou por projetos para beneficiar a aldeia, ele enfrentou dificuldades por esses projetos e lutou muito, foi o porta voz do seu povo, ele resolvia problemas da comunidade, porque na época o seu povo, porque não sabiam falar português como ele falava um pouco ele estava sempre na frente.
Portanto,
o Francisco foi porta voz e interprete, lutador em benefício do seu povo e
irmão.
Notas
[1] Atividade desenvolvida na disciplina Relações Interetnicas da Licenciatura Intercultural Indígena
[2] Cursista da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena
biografia