biografia

Francisco Milhomem

Autor(es): Conrado Mantohe Krikati; Diolina Jo Hu Krikati; Edvaldo Cohhi Krikati; Deusina Cymtep Krikati; Sérgio E’croc Krikati
Biografado: Francisco Milhomem
Nascimento: 15/06/1919
Povo indígena: Krikati
Categorias:Biografia, Etnias, Krĩkati
Tags:

“Historia de um cacique guerreiro” [1]

Conrado Mantohe Krikati

Diolina Jo Hu Krikati

Edvaldo Cohhi  Krikati

Deusina Cymtep Krikati

Sérgio E’croc Krikati[2]

Francisco Milhomem, o nome dele na língua Krikati (Cryc; Johmprycry Hoocrow) nascido no dia 15/06/1919 filho do senhor: Mariano Milhomem e  Dona Alexandrina Cohpac.

Francisco foi um cacique, mais não foi cotado pelo índio, ele foi colocado como cacique por um delegado de polícia, a partir dai ele começou a ser porta voz do seu povo  e ai ele começou a juntar os índios para fazer essa aldeia que é hoje a aldeia São José Krikati. Mas para isso acontecer ele teve  muito trabalho, porque eles moravam em roças. Com muito esforço e persistência, ele conseguiu ajuntar com ajuda do  padre Frei Aristide conseguiram juntar todo mundo num só lugar para formar uma aldeia só lugar para formar uma aldeia só, que é hoje Krikati que significa: Aldeia grande.

Mas não foi só juntar todo mundo, o Francisco Cacique da aldeia São José, continuou seu trabalho trazendo a  escola para dentro da aldeia, pois conseguiu e trouxe para seu povo, depois da escola, lutou por projetos para beneficiar a aldeia, ele enfrentou dificuldades por esses projetos e lutou muito, foi o porta voz do seu povo, ele resolvia problemas da comunidade, porque na época o seu povo, porque não sabiam falar português como ele falava um pouco ele estava sempre na frente.

Portanto, o Francisco foi porta voz e interprete, lutador em benefício do seu povo e irmão.


Notas

[1] Atividade desenvolvida na disciplina Relações Interetnicas da Licenciatura Intercultural Indígena

[2] Cursista da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena

baixar
biografia