biografia

Guerreiro Abílio Gavião

Autor(es): Arlete Bandeira Lima Gavião
Biografado: Guerreiro Abílio Gavião
Povo indígena: Gavião
Categorias:Biografia, Etnias, Gavião
Tags:

Guerreiro Abílio Gavião[1]

Arlete Bandeira Lima Gavião[2]

Pedro Abílio Gavião foi um dos grandes líderes das mulheres, ele nasceu na aldeia Rubiacea foi casado com a Iracema Gavião mais não teve filhos com ela , mas sua mulher já tinha uma filha, apenas uma e quando ele faleceu deixou muitas lembranças para a comunidade Gavião.

Até hoje ele é lembrado porque ele era o conselheiro das mulheres não só das mulheres, mas dos jovens também.

Na época ele apenas acompanhava os jovens para o mato para eles caçarem e como na época os jovens eram educados no pátio, sabiam como respeitar os mais velhos.

Abílio acompanhava os jovens na caça  e os jovens espalhavam se no mato  para eles caçarem e passaram horas e horas . Pedro Abílio falava para eles de um lugar certo que eles esperava e quando dava umas 3 ou 4 horas da tarde cada um chegava com a caça.

Os jovens se organizavam naquele lugar e entregavam todas as caças que eles matavam valorizando os mais velhos indígenas.

Abílio já sabia e não precisava falar. Após a entrega das caças os jovens retornam para aldeia e na estrada achavam outras caças e levaram para casa e suas famílias.

Abílio Gavião ficou para a história serviu como um exemplo para todas as pessoas na aldeia, na comunidade que ele conviveu.


Notas

[1] Atividade desenvolvida na disciplina Relações Interetnicas da Licenciatura Intercultural Indígena

[2] Cursistas da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena

baixar
biografia