biografia

Nonato Viana

Autor(es): Maíra Gavião
Biografado: Nonato Viana
Povo indígena: Gavião
Categorias:Biografia, Etnias, Gavião
Tags:

A história de Nonato Viana[1]

Maíra Gavião[2]

Nonato Viana, nasceu na aldeia Toco preto conhecido como Geraldo, que fica no município de Itaipava, mas por causa de problemas na comunidade e com outros parentes, foram obrigados a saírem da aldeia deles. O Cacique Damasio Belezario do território Governador foi na aldeia deles e conversou com a mãe e os familiares do Nonato para que eles viessem a morar no território Governador, e eles falaram pro Cacique  Damásio que iriam com ele e morariam no território governador do povo gavião.

Nonato se mudou para reserva Governador criança e cresceu na aldeia. Quando o cacique Damásio Belézario, se mudou pra outra aldeia que ele fundou, a mãe do Nonato e a família deles foram pra aldeia do Cacique Damásio para morar ele. Com essa mudança o Nonato cresceu na aldeia Rubiacea, e formou a família dele, e quando a comunidade fazia festa cultural, o Nonato ficava sempre no meio dos anciões que realizavam os rituais.

Vendo todos esses processos de rituais, ele se interessou para aprender a forma como esses rituais eram realizados e ele aprendeu cada ritual que viu.

Além dele ser um bom corredor com tora e flecha ele se tornou um grande cantor, pois ele aprendeu todos os cânticos das festas culturais do povo Gavião, ele foi um cantor muito importante para o povo Gavião.


Notas

[1] Atividade desenvolvida na disciplina Relações Interetnicas da Licenciatura Intercultural Indígena

[2] Cursista da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena

baixar
biografia