biografia

José Francisco Guajajara

Autor(es): Ana Maria Sousa Guajajara e Rosilene Guajajara de Sousa, a partir de entrevista com Luiza Guajajara
Categorias:Biografia, Etnias, Guajajara, Estado, Maranhão
Tags:,

 


José Francisco Guajajara: Pajé da aldeia Massaranduba, Terra Indígena Caru

 

José Francisco Guajajara nasceu no dia 4 de junho de 1935, na aldeia Boa Vista, município de Alto Alegre do Pindaré, Maranhão. Nessa aldeia, ele morou a maior parte de sua vida. Depois, migrou com seus três irmãos para a Terra Indígena Caru, no município de Bom Jardim, onde fundaram uma aldeia chamada União. Lá, ele residiu três anos, com sua família.

Ele e seus irmãos saíram de sua aldeia União e foram para a aldeia Maçaranduba, também na Terra Indígena Caru. Ele se tornou um grande cantor para os seus parentes Guajajara, formou sua família, participou de grandes lutas, da fundação de aldeias e de festas tradicionais, como a Festa da Menina Moça, a Festa da Criança e a Mandiocaba. Além disso, participou de festas tradicionais em outros lugares, como a Terra Indígena Rio Pindaré.

Como ele era tão envolvido na cultura indígena, acabou se tornando um grande pajé tradicional para o povo Guajajara. Ele cuidava não só das crianças, como também dos adultos, quando ficavam doentes. Além de ser cantor e pajé, também era agricultor, pescador e caçador em sua comunidade. Esse herói tinha 77 anos quando faleceu, no dia  26 de junho  de 2012. Ele deixou cinco filhos (quatro mulheres e um homem) e um grande legado, de suma importância para seus parentes e para os povos. Hoje, o que resta é só saudade desse grande guerreiro e lutador indígena.

baixar
biografia

galeria