biografia

Maria Angela Guajajara

Autor(es): Jacinta, Maria José, Maria Francisca, Aldenice, Ivanete, Evandra, Marly, Francidalva, Antonia e Venâncio
Categorias:Biografia, Estado, Maranhão
Tags:,


Maria Ângela Guajajara, parteira das aldeias da Terra Indígena Pindaré

 

Maria Ângela nasceu na aldeia Anajá, na Terra Indígena Araribóia, município de Santa Luzia do Tide,  Maranhão. Lá, ela cresceu juntamente com seus pais e irmãos, e constituiu família, tendo três filhos. Com o tempo, os Karaiw (não indígenas) passaram a ter contato com os indígenas Tentehar Guajajara que lá moravam, e os Tentehar foram contraindo doenças como sarampo, coqueluche e outras, que causaram a morte de muitos indígenas.

Por causa da epidemia, muitos Tentehar migraram para outros lugares, como, por exemplo, a Terra Indígena Rio Pindaré. Ali veio a residir a família de Maria Ângela Guajajara. Ela morou durante muitas décadas na aldeia Kriwiri (Januária), e deu sua contribuição a todas as aldeias vizinhas, realizando o seu trabalho de parteira e benzedeira de mulheres grávidas. Ela fez muitos partos; em suas mãos, nasceram muitas crianças, pois, na época, era difícil a mulher Tentehar ir ao hospital para ganhar nenê.

Maria Ângela Guajajara não era só parteira: era também cantora nas festas culturais nas aldeias. Em 1998, essa heroína faleceu, com aproximadamente 85 anos de idade. Hoje, o que ainda resta é a saudade e a casa onde ela morava.

 

 

baixar
biografia

galeria