biografia
Vicente Ramú’i Guajajara – um autêntico representante da Cultura Tentehar Guajajara
Autor(es): João Damasceno Figueiredo
Biografado: Vicente Ramú'i Guajajara
Morte: 2020
Povo indígena: Guajajara
Terra indígena: Terra Indígena Araribóia
Estado: Maranhão
Categorias:Biografia, Etnias, Guajajara, Estado, Maranhão
Tags:Covid19, Guajajara, Maranhão, Masculino
Em qualquer das muitas aldeias da Terra Indígena Araribóia queestivesse ocorrendo uma festa tradicional do povo Tentehar, Sr. Vicente era presença certa, pois havia muito que ensinar.
Carinhosamente chamado de “Tumúi Vicente” que na língua portuguesa é o equivalente a “avô”, este ancião cuja idade se perdeu em sua memória, teve unanimidade entre o seu povo quanto ao respeito e deferência com que todos o tratavam.
Cantor tradicional foi um dos maiores conhecedores dos cantos de rituais como da Menina Moça, do Mel, dos Rapazes, dentre outras cerimônias do povo Tentehar. Ancião com uma memória invejável era capaz de passar horas seguidas narrando para os jovens, mitos de criação e de origens de seu povo; como por exemplo, as façanhas dos irmãos ma’ira-i e mycura-ira; a origem das cerimônias e o inicio da agricultura entre os Tenetehara.
Sempre como muito entusiasmo e disposição ele era capaz de ficar vários dias à frente da realização dos rituais de iniciação e passagem, organizando, orientando e ensinando todos os momentos cerimoniais.